Descubra mais sobre os distúrbios do sono e as doenças respiratórias.
Saiba mais sobre o bruxismo
O que é bruxismo
O bruxismo é a ação repetitiva da atividade dos músculos mastigatórios caracterizada por apertar ou ranger os dentes, principalmente durante o sono, mas podendo ocorrer enquanto a pessoa estiver acordada. Sua causa é desconhecida e pode estar associada ao estresse, ansiedade, distúrbios neurológicos ou como efeito secundário a alguns medicamentos e drogas de abuso.
Apertar e ou ranger dos dentes principalmente durante o sono, mas pode ocorrer também durante a vigília.
Existem vários fatores que predispõem ao bruxismo, como:
histórico familiar
disfunções da ATM (articulação temporomandibular, responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca, e pelo encaixe da mandíbula com o resto dos ossos do crânio)
presença de distúrbios respiratórios em crianças
ansiedade e depressão
uso de medicamentos específicos
consumo de cafeína
hábito de fumar
Principais sintomas
desgaste dental excessivo e anormal
dor ou fratura nos dentes
dor nos músculos faciais
enxaqueca e dor na articulação temporomandibular (ATM), ou seja, nas junções responsáveis pelo movimento da mandíbula
Tipos
bruxismo de vigília: quando uma pessoa range ou aperta os dentes enquanto está acordada
bruxismo do sono: quando uma pessoa range ou aperta os dentes enquanto dorme
Diagnóstico
O diagnóstico pode ser realizado por meio de avaliação clínica detalhada e histórico completo do paciente, além do relato de terceiros sobre barulhos característicos durante o sono, ou com o uso de questionários e, em alguns casos, exames complementares como a polissonografia.
O bruxismo é considerado um distúrbio de movimento do sono e pode estar associado a comorbidades, como apneia obstrutiva do sono (AOS), doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e insônia.
Em casos de bruxismo do sono associado a distúrbios respiratórios, deve-se priorizar o tratamento do problema respiratório.
Tratamento
A opção de tratamento mais utilizada no bruxismo é a placa estabilizadora, a qual tem como objetivo proteger os dentes para evitar fraturas e dor intensa no periodonto, musculatura e articulação temporomandibular. Podem ser utilizados também, medicamentos e terapias comportamentais.
Prevenção
A prevenção do bruxismo pode ser feita com mudanças de hábitos, como a diminuição no consumo de café, fumo, bebidas alcoólicas, realização de atividades físicas e relaxantes.