Polissonografia


A confirmação do diagnóstico e a avaliação da gravidade dos distúrbios do sono é feita através do exame chamado Polissonografia. Este exame avalia o sono mediante a colocação de alguns sensores e é realizado dentro de um laboratório do sono, ou em certos casos, no próprio domicílio do paciente. É um exame não invasivo, sem riscos. Pode ser realizado em adultos e crianças de qualquer idade.

Para fazer a Polissonografia, o paciente passa a noite em um quarto privativo no laboratório do sono. Sensores são colocados na pele, para registrar a atividade do cérebro, coração e pulmões, os movimentos dos músculos, o nível de oxigênio no cérebro e o ruído do sono. Pela manhã, os fios são retirados e o paciente pode ter um dia normal.
A polissonografia dura 8 horas, em geral entre as 23h e às 7h, mas os horários podem ser adaptados em casos especiais.

Quando o médico julgar como alta a probabilidade do paciente apresentar Apnéia do Sono moderada a grave, e se o paciente preferir,  pode-se realizar o exame de Polissonografia Portátil (mais simplificado) no próprio domicílio do paciente.  
 

Polissonografia Polissonografia Portátil
As informações que você irá encontrar visam complementar, mas nunca substituir o relacionamento entre médico e pacientes.
Em caso de dúvidas, entre em contato por e-mail ou pessoalmente no consultório.
Dr. Christiano Perin - Pneumologia e Sono - CREMERS 28241 - 2010 ® Todos os direitos reservados.